segunda-feira, 11 de julho de 2011

Risoto de Cogumelos Alphabet City

Esta receita é da Carla Pernambuco e foi retirada do seu livro "Dez x 10 - 100 Receitas para comer de joelhos". Aliás, muito bom! Recomendo.

Vamos lá:

Rende 2 porções

Ingredientes:
  • 100 g de arroz vialone nano
  • 200 g de cogumelos frescos picados como brunoise
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cebola pequena picada
  • 400 ml de caldo de frango
  • Azeite extravirgem
  • Sal e pimenta moída na hora
  • Salsinha picada
  • 50 g de manteiga
  • 50 g de parmesão ralado
  • 1/2 xícara de vermute branco seco
  • 1/2 xícara de vermute rosso
Aqueça um fio de azeite e doure a cebola e o alho, acrescente o arroz e os vermutes mexendo sempre até evaporar o líquido. Aos poucos, vá colocando o caldo bem quente, mexendo de tempos em tempos. Quando o arroz começar a ficar no ponto de cozimento, coloque os cogumelos, a manteiga, o queijo e um pouco do caldo para emulsionar e ficar com uma textura aveludada. Prove o sal e adicione pimenta-do-reino e salsinha. Sirva em pratos fundos uma quandidade igual a duas colheres.





Minhas observações:

Pra começar, éramos 5 pessoas e tinha poucos cogumelos - aliás, usei os cogumelos PARIS - exatamente os 200g como pede a receita. Seria pouco para mais arroz que deveria colocar para render mais porções. Mas, ok, FIZ ASSIM MESMO. Usei +- 300 g de arroz eu acho. E os demais ingredientes dei uma aumentada também, no olho e na experimentação. Sem medo, ficou ótimo. Os cogumelos foram suficientes dessa forma!

Também não encontramos o tal do arroz vialone nano. Então, useio arroz arbóreo italiano, que encontra-se fácil em qualquer mercado.

Comecei a fazer. Tive logo que pesquisar o que é "picados como brunoise". Não se assustem: é picar em cubinhos de +- 0,5 cm. Os profissionais da gastronomia recomendam que ingredientes sejam cortados sempre do mesmo tamanho, exatamente iguais, para que seu cozimento, fritura, ou seja lá o que for, aconteça igualmente para todos. Eu já sabia disso, mas não respeitei essa regra. Gosto da possibilidade de uns cogumelos estarem mais molinhos e outros mais "ao dente". E fiz aleatoriamente, brincando.

Foi tudo indo bem. Até eu perceber que o arroz demora muuuito para ficar no ponto. E com isso, usei mais caldo do que pedido (mais até mesmo pensando no "a mais" por usar 300 g de arroz). Ah, usei caldo de frango normal, desses de tabletezinho.

É preciso ficar atento ao ponto do arroz o tempo todo. E mexer também. Senão, perde o ponto, fica seco, pegajoso ou sei lá como (essa parte não sei, afinal o meu ficou ótimo! rsrsrs). Lembro de usar também mais queijo que se pede (independente do arroz a mais... eu indico colocar mais um pouco. Manteiga também.)

No fim, decorei com lascas de queijo Grana Padano (que eu AMO), uma florzinha inteira de salsinha e uns cogumelos fatiados que separei desde o inicio. Não ficou perfeito, mas valeu!

A apresentação do prato faz toda a diferença!

Acho que o segredo de se fazer uma receita pela primeira vez é fazê-la SEM MEDO. E ir experimentando, bebendo um bom vinho, fazendo com calma. E se achar que tem que colocar mais isso e mais aquilo, vai na fé, no olho mesmo, mas experimente aos poucos!

Aproveitem e bon appétit!

Um comentário:

  1. Querida, adorei seu blog e seus post! Principalmente pela leveza de não estar contaminada com tantas regras gastronômicas... rs

    ResponderExcluir